domingo, 6 de fevereiro de 2011

Planejamento anual para 5º ano: Ciências e Matemática

Planejamento anual 5º ano do ensino fundamental
Matemática/ Ciências

Matemática

Objetivo geral

- Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
- Desenvolver nos alunos a capacidade de:
 1. Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
2. Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
3. Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
4. Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
5. Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
6. Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.

Conteúdo

  • Origem dos números;
  •  Numeração romana;
  •  Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
     Números pares e ímpares;
  •  Ordem crescente e decrescente;
     Antecessor e sucessor;
  • Valor posicional;
  • Idéia de número e numeral;
  •  Leitura e escrita de numerais;
  •  Composição e decomposição de números;
  • Números ordinais;
  •  Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
     Prova real;
  • Expressões numéricas;
  •  Sentenças matemáticas;
     Situações problema envolvendo as 4 operações;
  •  Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
  • Múltiplos e divisores;
  • Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
  •  Formas de uso do dinheiro;
  •  Números irracionais;
  • Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Porcentagem;
  •  Sistema de medidas:
     medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
  • Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.

Metodologia
 
  • Trabalhos em grupo e individual;
  • Leitura
  • Pesquisa
  • Dramatização
  • Textos informativos
  • Contagem em grupos
  •  Exercícios e atividades de fixação
  • Jogos
  • escrita de números
  • exercícios com situações problema
  • trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
  • Entrevistas
  • Preenchimento de cheques
  • Leitura e escrita dos valores
  • Gincanas
  • Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas, calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
  • Construir retas e semi-retas
  •  Calcular a superfície (escola, casa, etc)
  • Criar situações problema com os assuntos estudados
     levantamento de informações
  • Registro de dados
  • Troca de idéias
  •  Produções de texto; Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos,  etc.)

Avaliação


 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


Ciências


Objetivos

1.      Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
2.      Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
3.      Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
4.      Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
5.      Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.

Conteúdo

·          O Ciclo da água, a influência das chuvas, das geadas e do granizo, a água na natureza e padrões do vento.
·          Planeta Terra, atmosfera e características do solo fértil.
·          Os minerais na natureza, o magnetismo terrestre e as mudanças de estado fisico
·          A energia do sol nas mudanças de estado físico, fatores atmosféricos e clima
·         As estações do ano, ponto de referência e as constelações dos hemisférios norte e sul
·         As propriedades gerais da matéria, reflexão da luz e bons e maus condutores de eletricidade, calor e som.
·         Materiais combustíveis
·         Reprodução das plantas
·         Diferenças e semelhanças entre os animais e comportamento animal
·         Alimentação dos seres vivos
·         Sistema nervoso
·         Órgãos dos sentidos
·         Reprodução
·                    A transformação na infância e na adolescência
 Corpo humano e seus sistemas.

Metodologia

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.

Avaliação
.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
 

Bibliografia

Pcns para o ensino fundamental

Livro adotado pela escola “ Eugosto"

A pedagoga no país das maravilhas

Clara Libe

Nenhum comentário:

Postar um comentário