domingo, 6 de fevereiro de 2011

Planejamento anual para 2º ano do ensino fundamental

Planejamento Anual 2º ano


Planejamento Anual
2º ano
Língua Portuguesa

1º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Ouvir com atenção respeitando diferentes opiniões
Leitura:
3- Socializar as experiências de leitura.
Escrita:
4- Produzir listas e bilhetes
5- Escrever textos memorizados
6- Revisar seus registros.

Ortografia:

7- Utilizar os conhecimentos sobre a ortografia nas produções escritas

Conteúdos:

• Produção de listas e bilhetes
• Escrita de textos memorizados( cantigas e parlendas)considerando a separação entre palavras
• Relato de experiências,idéias e opiniões de forma clara e ordenada
• Leitura de poesias utilizando diferentes estratégias;
• Utilização e empréstimos de livros;
• Realização de combinados;
• Organização da rotina;

Gramática

• Ordem alfabética.


Ortografia

• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • as- es- is- os- us
  • qua- que- qui
  • nh
  • ss

• Pontuação : vírgula e enumerações (uso em listas )


Gêneros

• Bilhetes
• Listas
• Poesia
• Músicas(cantigas) e parlendas
• Regras de instrução ( combinados e rotina)




2º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Utilizar a linguagem oral com clareza expressando-se por meio de argumentações
Leitura:
3- Ler e interpretar com autonomia.
Escrita:
4- Reescrever fábulas e Contos de Fadas preocupando-se com aspectos que caracterizam o gênero
5- Preocupar-se com a coerência e coesão do texto reescrito
6- Revisar seus registros

Ortografia:
7- Compreender a utilização das letras intercaladas
8- Compreender o uso da letra maiúscula

Conteúdos:

• Reescrita coletiva e individual de fábulas e Contos de Fadas considerando a divisão do texto em frases utilizando recursos do sistema de pontuação
• Participação em diálogos e debates argumentando e respeitando as opiniões dos demais
• Leitura autônoma de cartas e diferentes gêneros
• Utilização e empréstimos de livros
• Retomada de combinados
• Organização da rotina

Gramática
• Substantivo – Gênero e número

Ortografia
• Regularidades ortográficas –letras intercaladas
• Pontuação:parágrafo e ponto final
• Uso da letra maiúscula
• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • ça- ce- ci- ço- çu
  • ge- gi
  • ga- go- gu- gua- guo

Gêneros
• Fábulas
• Contos de Fada
• Cartas
• Regras de instrução (combinados e rotina)

3º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Utilizar a linguagem oral com clareza, expressando-se coerentemente;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Ler com autonomia;
4- Localizar informações em textos.
Escrita:

5- Reescrever lendas
6- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
6 . 1 - Questões ortográficas;
6 . 2 - Questões de pontuação;
6 .3 - Revisão textual;
6. 4 – Coerência e coesão.

Ortografia:
7-Compreender a utilização do dicionário para resolver dúvidas ortográficas
8-Compreender a utilização dos sons do X

Conteúdos:
• Reescrita coletiva e individual de lendas respeitando a organização das idéias de acordo com as características do gênero
• Narração de histórias conhecidas respeitando a temporalidade e o encadeamento dos fatos
• Valorização da leitura literária folclórica como fonte de apreciação e prazer
• Utilização e empréstimos de livros
• Retomada de combinados
• Organização da rotina


Gramática
• Substantivo – Grau
Ortografia
• Utilização do dicionário
• Pontuação:maiúscula inicial,ponto final,exclamação e reticências
• Os sons do X
• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • r-rr
  • cha-che-chi-cho-chu
  • gue-gui
  • am-em-im-om-um
  • an-en- in- on- um

Gêneros
• Lendas
• Mitos
• Provérbios
• Trava-línguas
• Adivinhas
• Piadas
• Regras de instruções (combinados e rotina)
• Receita

4º Bimestre


Objetivos

Oralidade:

1- Interagir com os grupos com os quais se relacionam acolhendo e respeitando as diferentes formas de falar;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Valorizar a leitura como fonte de apreciação e prazer;
4- Ler com fluência;
5- Interpretar diferentes tipos de textos.
Escrita:

6- Produzir anúncios e histórias em quadrinhos
7- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
7.1- Questões ortográficas;
7.2- Questões de pontuação;
7.3- Revisão textual;
7.4- Coerência e coesão

  • Ortografia:
8- Compreender a utilização do uso do “mp” e “mb”.
Regularidades ortográficas –dígrafos
  • br- cr- dr- fr- gr- pr- tr- vr
  • al- el- il- ol- ul
  • ar- er- ir- or- ur
  • az- ez- iz- oz- uz


Conteúdos:
• Produção coletiva e individual de histórias em quadrinhos e anúncio utilizando estratégias de escrita:planejar o texto,redigir rascunhos,revisar e cuidar da apresentação com orientação
• Leitura e escuta de textos informativos emitindo opiniões e indicando preferências
• Uso da descrição como elemento enriquecedor da narração e da exposição oral para caracterizar personagens e objetos e definir cenários
• Retomada de combinados
• Organização da rotina

Gramática
• Singular e plural
Ortografia
• Uso do “mp” e “mb”
• Pontuação: dois pontos e travessão
• Dicionário.
Gêneros –Jornalísticos
• Anúncio
• Histórias em quadrinhos
• Texto informativo
• Reportagem
• Notícia
• Regras de instruções (combinados e rotina)

MATEMÁTICA


1º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer numerais até 100;
2- Compreender o significado das ordens do sistema de numeração decimal;
2.1-Resolver operações de adição simples;
2.2-Resolver operações de subtração simples;
3- Resolver situações problema e construir a partir delas, o significado das operações fundamentais;
4- Identificar figuras geométricas planas e sólidas;
5- Estabelecer referências entre as medidas de tempo;
6- Reconhecer o antecessor e o sucessor dos números.


Conteúdos:
• Reconhecimento de números no contexto diário;
• Leitura e escrita de números naturais até 100;
• Cálculo de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais;
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais ou objetos e suas características;
• Percepção de semelhanças e diferenças entre as formas geométricas planas. Estimulação da criatividade e imaginação;
• Identificação de unidades de tempo (dia, semana, mês, ano) e utilização de calendário.




2º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais de 1 a 300;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Adquirir procedimentos de multiplicação e divisão simples usando estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Identificar formas geométricas espaciais;
5- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
6- Identificar medida de comprimento.
7-  Medida de massa
Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais de 1 a 300;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Cálculo de multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais;
• Estabelecimento de comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação de medidas de comprimento e sua utilização no dia- a- dia.
• Dimensionamento de espaços,percebendo relações de tamanho e forma


3º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 600;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3- Resolver multiplicação simples;
2.4- Resolver divisão por meio de estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Formular situações problema;
5- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e o seu uso social;
6- Desenvolver procedimentos de cálculo utilizando a calculadora.
7- Compreender a leitura de horas.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 600;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações problema;
• Realizar cálculo de multiplicação e divisão simples por meio de estratégias pessoais;
• Sistema monetário;
• Uso da calculadora para verificação e controle de cálculos;
• Leitura de horas pela comparação de relógios digitais e analógicos.


4º Bimestre
Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 1000;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2-Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Resolver cálculo de multiplicação;
2.4-Resolver divisão simples por meio de técnica operatória;
3- Ler, interpretar e solucionar situações problema;
4- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
5- Identificar medidas de volume e massa.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 1000;
• Decomposição das escritas numéricas
• Operações fundamentais (adição com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e divisão simples);
• Situações problema;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação das medidas de volume e massa em situações diárias.

CIÊNCIAS


1º Bimestre


Objetivos:

1- Perceber a importância dos hábitos de higiene
2- Reconhecer a importância da alimentação saudável.
3- Conhecer os órgãos dos sentidos e suas funções.

Conteúdos
• Conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde em relação à higiene pessoal e alimentação;
• Reflexão sobre o consumo indiscriminado de determinados alimentos prejudiciais à saúde;
• Compreensão da saúde como equilíbrio de fatores físicos , psíquicos e sociais
• Comparação do corpo e do comportamento humano respeitando a semelhanças e diferenças;
• Conhecimento das necessidades e funções dos órgãos dos sentidos.


2º Bimestre

Objetivos:

1- Reconhecer características e comportamento de animais.
2- Conscientizar-se sobre a importância da preservação do meio ambiente reconhecendo-se como agente transformador e multiplicadores.

Conteúdos
• Comparação entre animais: aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.
• Conhecimento sobre animais peçonhentos e transmissores de doenças.
• Reflexão sobre os animais em extinção.
• Estabelecimento
de relações entre as condições do ambiente em que vivem os animais e suas características e prevenção de doenças.
• Compreensão de ações voltadas para a preservação do meio ambiente





3º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer as partes da planta.
2- Reconhecer o processo de reprodução dos vegetais.

Conteúdos
• Observação das partes das plantas.
• Conhecimento sobre a reprodução dos vegetais.
• Reflexão sobre plantas nocivas a saúde.
• Observação e comparação dos diferentes ambientes naturais e modificados no que se refere à presença de água,seres vivos,ar,luz,calor e solo.


4º Bimestre

Objetivos:
1- Reconhecer processos e etapas de transformação de matérias em objetos.
2- Identificar diferentes matérias-primas.
3- Compreender o uso consciente dos materiais recicláveis.

Conteúdos:
• Conhecimento sobre matéria-prima e seu processo de transformação.
• Compreensão da coleta seletiva e o uso consciente dos materiais recicláveis.
• Conhecimento de alternativas sustentáveis e experiências transformadoras na relação com o meio ambiente
• Investigação de processos artesanais ou industriais da produção de objetos e alimentos ,reconhecendo a origem das suas propriedades,matérias-primas,algumas etapas e características de determinados processos,relacionando-os aos seus usos.


HISTÓRIA

1º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a formação do povo brasileiro com influências de algumas etnias
2- Entender a história como a construção do homem dentro de um espaço que vai sendo transformado
3- Compreender a sua existência como um cidadão

Conteúdo
• Identificação do povo brasileiro,através do conhecimento,na atualidade de algumas etnias:indígenas,africanas,européias e asiáticas.
• Identificação do eu, como um ser na sociedade
• Influências étnicas na formação do povo brasileiro a partir de suas contribuições
( alimentação,língua,manifestações artísticas e culturais)


2º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer a historia da escola
2- Obter informações por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente

Conteúdo
• Compreensão da origem do nome da Escola
• Comparação por meio de fotos e relatos para verificar mudanças ocorridas na escola
• Conhecimento dos direitos das crianças por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente



3º Bimestre

Objetivos
1- Compreender sua história de vida identificando sua origem e de seus familiares
2- Conhecer diversas manifestações locais e regionais:religiosas ,artísticas e culturais

Conteúdo
• Conhecimento de sua história de vida,identificando sua origem
• Identificação do povo brasileiro por meio de diferenças regionais
• Identificação de antigos moradores do bairro , formas de lazer,lendas,brincadeiras,músicas e danças atuais e de outras épocas;
• Comparação de aspectos com outras comunidades e relacionando-os a outros espaços


4º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a evolução dos meios de transportes e de comunicação.
2- Adquirir procedimentos de observação e comparação entre o passado e o presente

Conteúdo
• Comparação entre os meios de transportes e comunicação do passado e do presente
• Identificação das mudanças dos meios de transporte e de comunicação que ocorreram com o passar do tempo
• Conhecimento de algumas evoluções tecnológicas

GEOGRAFIA

1º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer e localizar as dependências da escola e os funcionários
2- Identificar a rua,bairro e cidade onde moram

Conteúdos:
• Infra-estrutura local:habitação,educação e locais do bairro
• Características do ambiente onde vivem
• Observação,descrição,representação,construção de explicações sobre mudanças ocorridas no espaço bairro/escola


2º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer e discutir as mudanças ocorridas na paisagem provocada pela ação humana
2- Reconhecer e concientizar-se sobre as transformações ocorridas no espaço por fatores físicos e ambientais

Conteúdos:
• Comparação das diferentes formas em que a natureza se apresenta na paisagem local;
• Relações que indivíduos e sociedade estabelecem com a natureza e suas conseqüências
• Relações entre as transformações nas paisagens provocadas por ações humanas e fenômenos naturais


3º Bimestre

Objetivos:
1- Desenvolver noções de cartografia,compreendendo a divisão do país em estados e regiões
2- Estabelecer relações entre regiões e diferenças culturais

Conteúdos:
• Relações entre as pessoas e o lugar:as condições de vida,as histórias,as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem
• Respeito aos costumes e regras de convivência
• Leitura de imagens ,paisagens e textos enfocando a diversidade regional e cultural


4º Bimestre

Objetivos:
1- Compreender a necessidade de conservação e do uso adequado dos recursos naturais.
2- Desenvolver atitude de respeito consciente no tratamento da natureza

Conteúdos:
• Conservação do meio ambiente.
• Formação de valores para preservação do meio ambiente
• Utilização racional dos recursos naturais numa perspectiva de sustentabilidade e preservação do espaço geográfico.


ARTES
1º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas ( artes visuais ,teatro e dança)
2- Valorizar os bens artísticos e o patrimônio cultural humano
3- Ampliar o repertório para a construção de um percurso criador próprio

Conteúdo

• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Pintura sobre papel,papelão ,tela,etc.
1.2 Colagem, usando imagens prontas e papéis variados
1.3 Dobradura e modelagem


2º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas
2- Desenvolver atenção e concentração na realização das atividades que necessitam de coordenação motora fina ,criatividade e paciência
3- Conviver com produções artísticas
4- Conhecer obras de arte por meio de contato com reproduções
5- Apreciar,criar e recriar

Conteúdo
• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Desenho livre ou dirigido,propondo tema
1.2 Desenho ,pintura,colagem,recorte e gravura

3º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer,vivenciar e usufruir de diferentes músicas brasileiras e folclóricas
2- Ampliar o conceito de música e estilo: populares e eruditos

Conteúdo
• Musicas popular e erudita
• Musicas brasileira e folclórica
• Reflexão sobre as idéias, impressões e sentimentos despertados em cada um a partir da fruição de produções musicais.

4º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer e experimentar diferentes manifestações culturais: teatro e dança
2- Experimentar,utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas

Conteúdo
• Dramatização
• Conhecimento de danças populares brasileiras através de pesquisa e vídeos
• Técnicas artísticas usando materiais diversos

EDUCAÇÃO FISICA


1º Bimestre

Objetivos
1- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa
2- Resgatar brincadeiras e jogos cooperativos
3- Adotar atitudes de respeito,dignidade e solidariedade em situações coletivas
4- Elaborar e respeitar regras,compreendendo as suas funcionalidades e estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os colegas

Conteúdo

• Jogos competitivos e cooperativos
• Discussão das regras dos jogos

2º Bimestre

Objetivos
1- Valorizar as atividades corporais como meio para manutenção da saúde e qualidade de vida
2- Participar de jogos e brincadeiras representando as regras estabelecidas pelo grupo.
3- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa

Conteúdo
• Atividades corporais
• Jogos e brincadeiras
• Relaxamento
• Regras

3º Bimestre

Objetivos
1- Executar exercícios de lateralidade, de orientação, espaço-temporal e de ritmo.
2- Resgatar e participar de brincadeiras folclóricas

Conteúdo
• Brincadeiras de roda e folclóricas
• Manifestação da cultura corporal
• Noções de lateralidade e espaço-temporal

4º Bimestre
Objetivos
1- Participar de atividades rítmicas, brincadeiras e jogos

Conteúdo
• Conhecimento e vivência das manifestações no que se refere à: rodas, cantigas,brincadeiras,danças,ginásticas e esportes,discutindo sua importância no contexto histórico/social

LINGUA INGLESA

1º bimestre

Objetivos
1-     falar e compreender como se escreve e fala perguntas simples
2-     Os numerais e as cores

Conteúdo
• Perguntar e responder o seu nome
• Conhecer como se fala os numerais e as cores em inglês

2º bimestre

Objetivos
1-     Compreender como se fala e escreve as profissões em inglês
2-     Atitudes
Conteúdo
• Explorar diversas profissões e tentar pronuncia-las na língua inglesa
• compreender como se fala pequenas atitudes como: jogar bola, correr e etc.

3º bimestre

Objetivos
1-     Pequenos diálogos
2-     Adjetivos
3-     Partes do corpo
Conteúdo
• Falar adjetivos próprios e dos colegas
• Diálogos simples entre a turma
• identificar as partes do corpo

4º bimestre

Objetivos
1-     Membros da família
2-     Animais
Conteúdo
• Falar nome dos membros da família
• falar e compreender nome dos animais

Orientações Didáticas _ 2º ano
Língua Portuguesa
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de leitura
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas de escrita e leitura
• Intervenções individuais
• Jogos de alfabetização
• Projetos
• Atividades seqüenciadas
Matemática
Estratégias
• Situações-problema
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas
• Intervenções individuais
• Jogos matemáticos
• Roda de conversa
• Projetos
História, Geografia, Ciências e Artes.
Estratégias
• Roda de leitura
• Roda de conversa
• Trabalho em grupo
• Pesquisa
• Atividades seqüenciadas
• Projetos
Educação Física
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de Leitura
• Atividades físicas e corporais
• Brincadeiras
• Intervenções


Avaliação

A avaliação é processual e continua, pois se apresenta inicialmente numa fase diagnostica (ponto de partida) e conseqüentemente passa a ser diária, acompanhando os avanços conquistados do aluno

2 comentários:

  1. Muito grato, tenho certeza que será de grande ajuda!!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog, alguma sugestões irão me ajudar. Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir