Planejamento anual 5º ano do ensino fundamental
Matemática/ Ciências
Matemática
Objetivo geral
- Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
- Desenvolver nos alunos a capacidade de:
1. Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
- Desenvolver nos alunos a capacidade de:
1. Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
2. Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
3. Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
4. Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
5. Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
6. Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
4. Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
5. Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
6. Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
- Origem dos números;
- Numeração romana;
- Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
Números pares e ímpares; - Ordem crescente e decrescente;
Antecessor e sucessor; - Valor posicional;
- Idéia de número e numeral;
- Leitura e escrita de numerais;
- Composição e decomposição de números;
- Números ordinais;
- Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
Prova real; - Expressões numéricas;
- Sentenças matemáticas;
Situações problema envolvendo as 4 operações; - Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
- Múltiplos e divisores;
- Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
- Formas de uso do dinheiro;
- Números irracionais;
- Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Porcentagem;
- Sistema de medidas:
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas; - Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Metodologia
- Trabalhos em grupo e individual;
- Leitura
- Pesquisa
- Dramatização
- Textos informativos
- Contagem em grupos
- Exercícios e atividades de fixação
- Jogos
- escrita de números
- exercícios com situações problema
- trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
- Entrevistas
- Preenchimento de cheques
- Leitura e escrita dos valores
- Gincanas
- Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas, calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
- Construir retas e semi-retas
- Calcular a superfície (escola, casa, etc)
- Criar situações problema com os assuntos estudados
levantamento de informações - Registro de dados
- Troca de idéias
- Produções de texto; Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc.)
Avaliação
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Ciências
Objetivos
1. Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
2. Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
3. Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
4. Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
5. Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
· O Ciclo da água, a influência das chuvas, das geadas e do granizo, a água na natureza e padrões do vento.
· Planeta Terra, atmosfera e características do solo fértil.
· Os minerais na natureza, o magnetismo terrestre e as mudanças de estado fisico
· A energia do sol nas mudanças de estado físico, fatores atmosféricos e clima
· As estações do ano, ponto de referência e as constelações dos hemisférios norte e sul
· As propriedades gerais da matéria, reflexão da luz e bons e maus condutores de eletricidade, calor e som.
· Materiais combustíveis
· Reprodução das plantas
· Diferenças e semelhanças entre os animais e comportamento animal
· Alimentação dos seres vivos
· Sistema nervoso
· Órgãos dos sentidos
· Reprodução
· A transformação na infância e na adolescência
Corpo humano e seus sistemas.
Metodologia
Corpo humano e seus sistemas.
Metodologia
• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
•Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
•Estudo de textos;
•Experimentos ;
•Uso de recursos midiático.
Avaliação
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
•Estudo de textos;
•Experimentos ;
•Uso de recursos midiático.
Avaliação
.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Bibliografia
Pcns para o ensino fundamental
Livro adotado pela escola “ Eugosto"
A pedagoga no país das maravilhas
Clara Libe
Nenhum comentário:
Postar um comentário