domingo, 9 de janeiro de 2011

Dicas para acampamentos de férias


Propostas de atividades recreativas desenvolvidas nos acampamentos de férias

1 – Garrabol
Conceito: variação do jogo queimada, podendo ser aplicado a qualquer faixa etária.
Material necessário: um espaço com o chão demarcado com tinta ou fita em forma de
retângulo e dividido em dois campos iguais, uma bola de borracha e várias garrafas de
refrigerante descartável, contendo líquido colorido (número de garrafas igual ao número
de participantes).
Desenvolvimento: trata-se de um jogo de queimada, com as mesmas regras, porém,
agora, não será o corpo do adversário o alvo, mas a garrafa a qual ele terá que proteger.
O objetivo é derrubar a garrafa com a bola. Para defender a mesma, o sujeito só pode
usar as pernas e os pés, não pode segurar a garrafa, precisa deixá-la livre e não pode
retirá-la do lugar uma vez começado o jogo.
Finalizacão: ganha a equipe que queimar todos os componentes da outra.


2- Xadrez Gigante
Conceito: adaptação do jogo de tabuleiro xadrez, indicado para crianças maiores de oito
anos.
Material necessário: coletes coloridos ou chapéus.
Desenvolvimento: formam-se dois grupos, divide-se o campo como se este fosse um
tabuleiro de xadrez. Cada participante recebe a identificação de uma peça do xadrez e
ocupa a sua casa. As peças seguem a hierarquia do jogo, ( por exemplo: o bispo pode
pegar tanto o pião como a dama). Nas laterais encontra-se um participante do grupo que
irá coordenar a sua equipe e seus movimentos, o mesmo processo acontecerá com a
outra equipe. Um monitor deverá ser o juiz do jogo, ordenando quem começa e assim
por diante. As peças que a equipe adversária conquistar saem do tabuleiro e podem
ajudar o participante que está coordenando as jogadas da sua equipe. E assim segue o
jogo.
Finalização: vence a equipe que conquistar o rei adversário primeiro.


3- Gincana de Estafetas
Conceito: atividade que procura trabalhar a cooperação e as diferentes habilidades
físicas por meio de provas a serem cumpridas.
Material necessário: garrafas descartáveis de refrigerante; barbante, canetas, bolas de
borracha; lona.
Desenvolvimento: dividem-se as equipes, conforme o número de participantes e tarefas
a serem realizadas, ou seja, cinco equipes, cinco tarefas e assim por diante. O local
poderá ser um ginásio ou espaço previamente delimitado, como um campo de futebol
por exemplo. Diversas tarefas são espalhadas pelo espaço. O trabalho de cada monitor
nas tarefas propostas é explicar a atividade a ser realizada e anotar o maior número de
pontos que a equipe conseguir fazer. Necessita-se de um juiz para tomar conta do
tempo. Concluída esta parte, destina-se cada equipe a uma determinada tarefa e após
cada monitor explicar o que terá que ser feito, dá-se o som do apito e as equipes
começam a realizar as provas. Terminado o tempo, o juiz apita e as equipes devem
seguir para a próxima prova. E assim segue, até que as equipes consigam passar por
todas as tarefas.
Todas as provas têm o mesmo tempo de duração e podem ser as seguintes:
Letra humana
alfabeto. Cada letra formada vale um ponto.
: a equipe deve se reunir e utilizar o corpo para formar as letras do
Boliche
chão e a equipe tem que derruba-las. Faz-se uma coluna e cada participante deverá jogar
uma vez. Feito isso, deve correr e pegar a bola e devolver ao próximo. Cada garrafa
derrubada vale um ponto.
: as garrafas de refrigerante se encontram sobre uma determinada linha feita no
Cosquete
cintura e nesta uma caneta. Este deverá encaixar a caneta no bico da garrafa. Cada
caneta colocada dentro da garrafa, vale um ponto.
: tem-se uma garrafa de refrigerante e o participante amarra uma linha a sua
Basquete
cesta, vale um ponto.
Quebra-cabeça: a equipe se vê diante de um quebra-cabeça e deverá montá-lo. Cada
peça no lugar certo, vale um ponto.
: cada integrante da equipe arremessa a bola na cesta de basquete. Cada bola na
Argolas
pequeno. Cada integrante recebe um número X de argolas e tenta arremessá-las. Cada
argola encaixada, vale um ponto.
: a equipe deverá arremessar argolas e tentar encaixá-las em um mastro
Qual é a música
e a equipe deverá cantar um trecho de uma música, onde a palavra realmente exista.
Cada música certa vale um ponto.
E assim segue com a criatividade, inovando sempre o repertório de provas e tarefas.
Finalização: ganha a equipe que mais fizer pontos.


: onde o monitor tem em suas mãos um papel contendo várias palavras
4- Alcatraz – A corrida pela Bandeira
Conceito: atividade que procura trabalhar a cooperação, criatividade e raciocínio.
Material necessário: Bandeiras e coletes com cores diferentes para separação das
equipes.
Desenvolvimento: necessita-se de uma área grande, como o campo de futebol. A
posição inicial do jogo é a seguinte: divide-se o campo em duas metades e cada equipe
fica de um lado TIME A e TIME B. Dois pegadores de cada equipe ficam no campo
adversário P.A e P.B. As bandeiras B ficam na extremidade de cada campo, atrás dos
pegadores. Perto das bandeiras se localizam os calabouços C, um em cada campo.
Cada time escolhe três “resgatadores” de cada vez, para tentar pegar a bandeira. Cada
um que é pego vai para o calabouço. Só após a prisão dos três resgatadores é que podem
sair mais três. Para libertar os presos é preciso resgatar uma bandeira. Em cada
libertação são trocados os pegadores. Os libertos devem ir direto para a área segura de
sua equipe.
Finalização: O jogo termina quando todos forem presos ou quando todas as bandeiras
forem conquistadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário